0

Frente de Luta pelo Transporte Público faz trabalhos de base nas escolas

domingo, 18 de abril de 2010

Na última semana, do dia 12 ao 15, a Frente de Luta pelo Transporte Público realizou diversos “trabalhos de base” com estudantes do ensino médio de Joinville. Esse trabalho consiste em conversas que tem o objetivo de esclarecer a possibilidade real de aumento da tarifa de ônibus em Joinville, explicar como está se desenhando o processo de licitação e argumentar em favor de um transporte verdadeiramente público.

Dia 12, segunda-feira, o Colégio Celso Ramos, no Bucarein, recebeu a presença de membros da frente. Houve panfletagens e conversas durante todos os turnos, inclusive na terça pela manhã. Na segunda ainda, à noite, houve panfletagem na Univille. Na terça-feira, ao meio-dia houve panfletagens na Tupy e no período noturno houveram panfletagens na ACE e Univille.

Na quarta-feira foi a vez dos alunos do turno matutino da Univille e da UFSC que contaram com panfletagens. Por volta das 11h da manhã houve panfletagem no Senai Norte e às 18h houve uma conversa com estudantes secundaristas no Centro de Direitos Humanos.

Quinta-feira, dia 15, foi o dia que inaugurou a primeira manifestação contra o aumento da tarifa em 2010 em Joinville. O dia começou com passagens nas salas do ensino médio do Colégio Nova Era. À noite, às 20:30h, ocorreu assembléia seguida de manifestação na Univille. Participaram cerca de 150 estudantes.

Segundo Daniela Alves, do DCE Univille, fazendo um balanço dos trabalhos de base, “a grande maioria dos alunos estão indignados e revoltados com o aumento”. Vanessa Rosa, estudante de Artes Visuais e militante do MPL, acredita que “os estudantes começaram a ter uma leitura de que o transporte atual é inviável e que temos que discutir novos meios de mobilidade urbana”.

A Frente durante essa semana continuará com os trabalhos de base nas escolas. Serão feitos contatos no Jorge Lacerda, Plácido Olímpio e João Colin. A disposição dos membros da Frente é de barrar todo e qualquer aumento.

0 Responses to "Frente de Luta pelo Transporte Público faz trabalhos de base nas escolas"