0

Nota de apoio do Sidicato dos Mecânicos

quinta-feira, 12 de julho de 2007

03/07/2007

Não ao aumento do transporte coletivo!

Sindicato é contra qualquer aumento abusivo nas passagens de ônibus

Mais um ataque ao bolso dos trabalhadores e trabalhadoras joinvilenses está sendo tramado nos bastidores da Prefeitura, com toda a iniciativa espertamente cabendo às empresas do transporte coletivo de Joinville: o aumento abusivo das passagens em 11,79%. Caso o prefeito Marco Tebaldi acate o pedido das concessionárias, o valor das passagens salta de 1,95 para 2,18 nas compras antecipadas, e de 2,40 para 2,73 quando o trabalhador embarca sem o cartão. O aumento solicitado é, ao mesmo tempo, abusivo e imoral, pois é absurdamente superior à inflação registrada no período e também aos aumentos conquistados pelas diversas categorias laborais.

É de se admirar que esses empresários busquem aumentos tão acima da inflação para os serviços que oferecem, ou produtos que produzam, mas não tenham a mesma prática para aumentar os salários de seus funcionários. Nas mesas de negociações, a choradeira é de tal ordem que só faltam pedir aos sindicatos um dinheiro emprestado para cumprir suas obrigações. Não há como aceitar aumento de quase oito (8) pontos percentuais acima da inflação do período – cerca de 4% -, ou seja, quase 300% acima do índice inflacionário. Nós, trabalhadores, com muita luta e pressão nas negociações, conquistamos um ou dois pontos percentuais de ganho real – 35 a 50% sobre a inflação. Uma afronta ao bom senso e a inteligência dos trabalhadores e trabalhadoras de Joinville.

Não será surpresa se o Prefeito decretar esse reajuste total. Não será surpresa também se ele conceder um pouco menos do que os quase 12% de aumento nas passagens de ônibus. Afinal, é tido e sabido como são feitos esses jogos de cena para a população, do tipo: “olha, eles pediram tudo isso, mas só liberei isso”. O Sindicato está atento a todo o jogo entre Prefeitura e empresas de transporte coletivo. E vai denunciar qualquer manobra diferente do que se espera para não afetar ainda mais o bolso dos trabalhadores e trabalhadoras. Não pode haver diferenças entre os interesses de empresas e trabalhadores! Se para os empresários nós só temos o valor de 4,5% para aumentar salários, que as empresas do transporte coletivo recebam também um reajuste de 4,5%, ou seja, o mesmo que o trabalhador recebe em sua folha após dedicar todo seu esforço para as empresas.

O Sindicato dos Mecânicos está solidário com a população joinvilense, que não agüenta mais ser atacada no bolso por conta das tarifas públicas municipais. Somente este ano foram três aumentos de amargar a vida: 12% na água, 9,5% no IPTU, e outros 150% na tarifa social da água que sequer entrou em vigor ainda! Todos os aumentos foram em média, 150% acima da inflação, tudo por decreto, ou com apoio da base governista que é maioria na Câmara de Vereadores. É preciso que a cidade, através de suas forças representativas, se rebele contra mais este abuso contra a classe trabalhadora. Esperamos que os parlamentares de bem se manifestem, e também ajam contra mais esse ataque ao bolso dos trabalhadores. Que tal defenderem a abertura da concessão para novas empresas?

E que a comunidade mostre sua indignação, quem sabe, realizando um movimento de não utilização do transporte coletivo, um boicote popular contra mais este aumento. Nós estamos ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras, e contra qualquer tentativa que venha a produzir mais empobrecimento e queda do poder aquisitivo da população!

A Direção

0 Responses to "Nota de apoio do Sidicato dos Mecânicos"